Posição:Página >  > Notícias >  > Notícias da Empresa
Notícias da Empresa

Operação logística mantém uma tendência de recuperação, e a micro vitalidade do mercado precisa ser reforçada
Hora de publicação:2023-06-15     Frequência de leitura:    

De janeiro a fevereiro de 2022, o volume total de logística social na China foi de 51,8 trilhões de yuans, um aumento anual de 7,2% com base em preços comparáveis. A taxa de crescimento do volume total de logística social continuou a tendência de recuperação desde o quarto trimestre do ano passado e foi significativamente maior do que o nível anterior à epidemia em 2019, indicando que a demanda logística global ainda está em um canal de recuperação e a operação de logística começou de forma constante.

Do ponto de vista estrutural, o efeito político da expansão da demanda interna e da promoção do consumo continua a surgir internamente, e a demanda por logística industrial e de consumo continua a crescer rapidamente; Externamente, o ciclo econômico global ainda não voltou aos níveis normais, e a demanda por logística de importação continua a diminuir.

A demanda de logística industrial está crescendo rapidamente e novas forças motrizes continuam se fortalecendo

Após o feriado, as empresas retomaram o trabalho e a produção de forma ordenada, e a demanda por logística industrial manteve um rápido crescimento. De janeiro a fevereiro, o volume total de logística industrial aumentou 7,5% em termos homólogos, o que é 1,4 pontos percentuais mais rápido que a taxa média de crescimento dos dois anos de 2020 a 2021.

Do ponto de vista estrutural, novas forças motrizes continuam a exercer força, reforçando seu apoio à demanda logística industrial. De janeiro a fevereiro, o volume total de logística das indústrias de manufatura de alta tecnologia e fabricação de equipamentos aumentou 14,4% e 9,6% em relação ao ano anterior, respectivamente, com taxas de crescimento acelerando 2,3 e 3,4 pontos percentuais em relação a dezembro do ano anterior.

De uma perspectiva da indústria, a indústria de comunicação de computadores e outros equipamentos eletrônicos, a indústria de fabricação de máquinas elétricas e equipamentos, a indústria de fabricação farmacêutica e a indústria de fabricação de instrumentos alcançaram um crescimento de dois dígitos, com taxas de crescimento acelerando mês a mês. Além disso, a indústria automobilística cresceu 7,2% ano a ano, um aumento de 4,4 pontos percentuais em relação a dezembro do ano anterior. Entre eles, a produção de novos veículos de energia aumentou 150,5% ano a ano, continuando a crescer rapidamente com base no crescimento múltiplo do ano anterior.

A recuperação da demanda logística de consumo de subsistência das pessoas acelera o desenvolvimento sustentado de novos modelos de negócios

De janeiro a fevereiro, impulsionada por fatores promocionais on-line, como o "Festival de Mercadorias de Ano Novo Online", a demanda por logística de fabricação de bens de consumo no lado da produção acelerou, enquanto a demanda por logística como comércio eletrônico e compras on-line no lado das vendas permaneceu quente. Do lado da produção, a indústria transformadora de bens de consumo está acelerando sua recuperação. De janeiro a fevereiro, a demanda logística da indústria transformadora de bens de consumo aumentou 9,7% ano a ano, o que é 5,2 pontos percentuais mais rápido que a taxa média de crescimento dos dois anos de 2020 a 2021.

Do lado das vendas, o novo modelo de negócio ainda tem um efeito de apoio significativo: de janeiro a fevereiro, o volume logístico total de mercadorias para unidades e residentes aumentou 10,5% em relação ao ano anterior; Entre eles, as vendas no varejo online de bens físicos aumentaram 12,3% em relação ao ano anterior. O índice logístico de comércio eletrônico mostra que a taxa de crescimento homólogo do negócio de logística de comércio eletrônico nos dois primeiros meses ultrapassou 25%, e a taxa de crescimento do negócio rural também está próxima de 25%, mantendo uma tendência de rápido crescimento.

A queda incremental dos preços de importação e o declínio contínuo da demanda logística

Desde o quarto trimestre do ano passado, os preços internacionais das commodities continuaram a subir, o que teve um certo impacto nas importações relacionadas da China. Os dados mostram que, de janeiro a fevereiro, o volume de logística de importação diminuiu 3,5% em relação ao ano anterior, marcando o quinto mês consecutivo de declínio. Mas também deve-se notar que o declínio no volume de logística de importação diminuiu em comparação com o ano anterior. Com a recuperação gradual da economia da China e cadeia de suprimentos no futuro, a escala de importação também vai expandir.

Do ponto de vista da estrutura das importações, o volume das importações de petróleo bruto, carvão, linhite e aço diminuiu devido a fatores como aumentos significativos dos preços das commodities a granel, com quedas cumulativas de 4,9%, 14,0% e 7,9%, respectivamente; A procura de importações de carne em produtos agrícolas continua a diminuir, com uma diminuição homóloga de 33%.

Expansão da escala do mercado logístico e aceleração da integração da indústria

O mercado de logística continua a expandir-se em escala e a integração da indústria está acelerando. Desde 2021, a escala do mercado da indústria de logística continuou a expandir-se, e a taxa de crescimento total da receita da indústria de logística também manteve um nível relativamente alto. De janeiro a fevereiro, a receita total da indústria de logística foi de 1,6 trilhão de yuans, um aumento anual de 9,7%, mais rápido do que o nível pré-pandemia em 2019.

Com o desenvolvimento e o crescimento de um novo impulso, a estrutura da demanda logística está em constante mudança, e exigências mais elevadas estão sendo apresentadas para os serviços logísticos. Especialmente desde a epidemia, a transformação e modernização da indústria logística aceleraram significativamente, e o mercado logístico entrou em um período de integração acelerada. A proporção de receita das 50 principais empresas de logística na China aumentou para o nível de * * * nos últimos anos, e a concentração global da indústria aumentou constantemente. Sub setores, como as principais empresas de entrega expressa promoveram ainda mais a concentração da indústria através de fusões e aquisições. De acordo com dados da * * * Correios, o índice de concentração CR8 para as marcas de entrega expressa e serviço de encomendas de janeiro a fevereiro foi de 85,3, um aumento significativo em relação ao ano inteiro e ao mesmo período de 2021.

O negócio de transporte está crescendo rapidamente e as empresas de logística estão operando de forma mais eficiente. Em termos de quantidade física, o volume total de frete social em fevereiro aumentou 15,5% em relação ao ano anterior, com aumento do volume de frete rodoviário de 21,1%. Do ponto de vista dos negócios empresariais, o índice de volume total de negócios não diminuiu, mas aumentou em fevereiro, com um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior para 51,2%. Desde fevereiro, impulsionado por fatores como retomar o trabalho e a produção, o volume físico e o volume de negócios da indústria logística mantiveram uma boa tendência de crescimento, enquanto a logística manteve eficiência operacional relativamente eficiente. O índice de rotatividade de capital e a taxa de utilização de equipamentos no índice de prosperidade da indústria logística em fevereiro aumentaram 0,1 pontos percentuais mês a mês, mantendo-se acima de 50% por seis meses consecutivos, refletindo a iniciativa das empresas de melhorar a eficiência da utilização de capital e melhorar a eficiência das operações de equipamentos logísticos, o que tem desempenhado um certo papel regulatório no equilíbrio apertado entre oferta e demanda de pessoal nos dois primeiros meses do ano.

Globalmente, a tendência de recuperação macroeconómica continuou nos primeiros dois meses deste ano, e a taxa de crescimento da escala de procura logística manteve-se a um bom nível. Do ponto de vista da demanda e expectativas do mercado, o índice de novas encomendas e o índice de expectativa de atividade empresarial no índice de prosperidade da indústria logística são 50,2% e 59,7%, respectivamente, superiores ao mês passado. Entre eles, o índice de expectativa de atividade empresarial vem operando em alta faixa de prosperidade há dois meses consecutivos, indicando que as empresas de logística têm uma perspectiva positiva para o desenvolvimento da indústria.

Mas também deve-se notar que, desde março, houve um aumento de fatores instáveis e incertos, tornando mais difícil para a indústria logística garantir a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos.

Do ambiente externo, o impacto da epidemia em algumas regiões ainda está em curso, e o nível de desenvolvimento de várias indústrias e regiões é desigual. Ao mesmo tempo, conflitos geopolíticos ainda estão em andamento, o que pode levar a dificuldades nos canais logísticos transfronteiriços na direção europeia, capacidade de transporte apertada, aumento das taxas de frete e aumento da pressão sobre commodities-chave para manter a oferta e preços estáveis devido aos choques da cadeia de suprimentos.

Do ponto de vista da vitalidade do mercado, os custos operacionais das empresas de logística estão aumentando, e a pressão do aumento dos custos de matéria-prima e mão-de-obra aumentou.

Uma delas é a fraca ligação entre os preços dos serviços logísticos e os custos. Embora o custo das matérias-primas, como os preços do petróleo, continue a subir, os preços dos serviços de logística não viram um aumento significativo. Em fevereiro, o índice de preços de serviços no índice de prosperidade da indústria logística não aumentou, mas diminuiu 0,2 pontos percentuais. Os preços da logística rodoviária e da carga graneleira costeira caíram mês a mês, indicando que no atual contexto de concorrência homogênea nos serviços de frete, o poder de barganha da indústria é baixo, e há certa defasagem na articulação entre custos e preços dos serviços logísticos.

Em segundo lugar, o nível de rendibilidade da indústria está ainda mais sob pressão. Os principais dados de pesquisa mostram que os custos comerciais de logística das principais empresas de logística aumentaram 17,3% ano a ano de janeiro a fevereiro, com um custo de 90,7 yuan por 100 yuan de receita operacional, um aumento de 1% ano a ano e significativamente maior do que o nível médio de empresas industriais acima do tamanho designado. Entre eles, influenciados por fatores como aumento dos preços das commodities e escassez estrutural de mão-de-obra, os custos de combustível e os custos da mão-de-obra aumentaram mais de dois dígitos, respectivamente. Do ponto de vista da rentabilidade, as principais empresas logísticas sofreram perdas de quase 30% de janeiro a fevereiro, um aumento de 2,5 pontos percentuais ano a ano, indicando um aumento da pressão operacional sobre as empresas logísticas, levando a uma maior compressão das margens de lucro. A margem de lucro global da receita é de cerca de 3%, uma diminuição de 0,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Entre elas, as pequenas e médias empresas logísticas sofreram perdas mais significativas, com uma margem de lucro inferior a 3%, inferior ao mesmo período do ano passado, e uma diferença significativa em relação às grandes e médias empresas.


 
A alfândega informou vários casos de apreensão de mercadorias perigosas ocultas e ocultas! As empresas envolvidas podem enfrentar pesadas penalidades!
Shengqi Xinzhang, saudando a inauguração da casa